No decorrer deste tema, procuramos evidenciar uma proposta de educação de ensino e aprendizagem fundamentada nos Pilares da Educação, em que o jogo possa gerar mudanças nas formas atuais que estamos jogando e com isso possamos resgatar valores humanos que ajudem no processo de convivência e construção de uma verdadeira autonomia de cada ser.
O presente artigo vem explorar um pouco sobre o universo do jogo, utilizando-o como instrumento pedagógico, visando o desenvolvimento infantil na visão de Friedrich Froebel. Onde no período chamado por Froebel de infância, a brincadeira seria mais grupal que no período da primeira infância. Esse caráter grupal da brincadeira na infância produziria o desenvolvimento moral das crianças e as prepararia para a convivência em harmonia. Ou seja, jogo é um dos mecanismos dentro e fora da escola capazes de auxiliar a criança a apreender o conjunto das riquezas produzidas pela humanidade, gerando revoluções no desenvolvimento infantil.
Esse texto abordará o assunto jogos infantis tendo como enfase os aspectos educativos e sociais. O objetivo desta explicação é mostrar a importância dos jogos no desenvolvimento educacional da crianã. Segundo.....
O desenvolvimento da criança e a relação com o brincar e o jogo é de fundamental importância para o proficional da educação física possibilitando a compreenção das relações e entendimento e do que a criança quer nos dizer, quando brinca quando joga. essa atividade pode nos dar respostas quando a criança não consegue expressar-se....
Os jogos infantis caracterizam-se pela simplicidade de organização e pela pouca ou nenhuma necessidade de materiais. Huizinga, citado por Adelantado (1993), considera o jogo “uma acção ou actividade voluntária, realizada dentro de certos limites fixados no tempo e no espaço. O jogo segue uma regra livremente aceite mas imperiosa e com um fim em si mesma, acompanhada de um sentimento de tensão e alegria e da consciência de ser algo diferente daquilo que se faz na vida corrente.” Esta definição é uma das mais aceites, embora existam outras. Basicamente, a natureza do jogo é definida pelas seguintes características: liberdade, ficção, alegria, acordos e regras, improdutividade, passatempo, incerteza, prazer, esforço, e trégua.
Nesse blog você vai encontrar tudo sobre os jogos e sua contribuição para o desenvolvimento infantil
Equipe
Essa é a equipe criadora do blog Luis Fernando, Verônica Martins e Rosana Alves. Esse blog foi criado com a intenção de colaborar com os estudantes desse assunto pois nos educadores físicos sabemos da importância de se fazer um trabalho psicomotor através dos jogos com essas crianças para que elas obtenham um melhor aprendizado.
Você acredita que os jogos ajudam no desenvolvimento infantil
Verônica
Me chamo Verônica Martins formada em Educação Física em 2009.2. Nasci em Mundaú e moro em Sobral há 15 anos. O que mais me fascina entre os conteúdos envolvendo a educação física são os jogos lúdicos e atividades física com idosas.
Rosana Alves
Sou acadêmica do curso de Educação Física da UVA Universidade Estadual Vale do Acaraú. Estudante do 7º período, natural da cidade de Sobral. Desde o primeiro ano do ensino médio me identifico com a Educaçãop Física e junto com meus amigos iremos abordar assuntos interessantes sobre os jogos. MAS QUE FORMADA, FORMADÍSSIMA.
Luis Fernando
Este é um dos criadores do blog Luis Fernando nasci em 03/01/88 academico do 7° periodo do curso de educação física, natural de sobral. Os temas que mais me fascinam dentro da minha área são os jogos infantis. MESES SE PASSARAM E AGORA ESTOU FORMADO...