domingo, 19 de abril de 2009

RECREAÇÃO: EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA E A COOPERAÇÃO


No decorrer deste tema, procuramos evidenciar uma proposta de educação de ensino e aprendizagem fundamentada nos Pilares da Educação, em que o jogo possa gerar mudanças nas formas atuais que estamos jogando e com isso possamos resgatar valores humanos que ajudem no processo de convivência e construção de uma verdadeira autonomia de cada ser.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O JOGO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL...


O presente artigo vem explorar um pouco sobre o universo do jogo, utilizando-o como instrumento pedagógico, visando o desenvolvimento infantil na visão de Friedrich Froebel. Onde no período chamado por Froebel de infância, a brincadeira seria mais grupal que no período da primeira infância. Esse caráter grupal da brincadeira na infância produziria o desenvolvimento moral das crianças e as prepararia para a convivência em harmonia. Ou seja, jogo é um dos mecanismos dentro e fora da escola capazes de auxiliar a criança a apreender o conjunto das riquezas produzidas pela humanidade, gerando revoluções no desenvolvimento infantil.

A importância dos jogos no desenvolvimento educacional da criança


Esse texto abordará o assunto jogos infantis tendo como enfase os aspectos educativos e sociais. O objetivo desta explicação é mostrar a importância dos jogos no desenvolvimento educacional da crianã.
Segundo.....

Contributos do jogo no desenvolvimento de criança



O desenvolvimento da criança e a relação com o brincar e o jogo é de fundamental importância para o proficional da educação física possibilitando a compreenção das relações e entendimento e do que a criança quer nos dizer, quando brinca quando joga. essa atividade pode nos dar respostas quando a criança não consegue expressar-se....

Desenvolvimento infantil através de jogos e brincadeiras


O desenvolvimento infantil se dá atravéz de jogos e brincadeiras pois os jogos trabalham as capacidades piscomotoras das crinças......

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Os jogos infantis na construção da Cidadania


Os jogos infantis caracterizam-se pela simplicidade de organização e pela pouca ou nenhuma necessidade de materiais. Huizinga, citado por Adelantado (1993), considera o jogo “uma acção ou actividade voluntária, realizada dentro de certos limites fixados no tempo e no espaço. O jogo segue uma regra livremente aceite mas imperiosa e com um fim em si mesma, acompanhada de um sentimento de tensão e alegria e da consciência de ser algo diferente daquilo que se faz na vida corrente.” Esta definição é uma das mais aceites, embora existam outras. Basicamente, a natureza do jogo é definida pelas seguintes características: liberdade, ficção, alegria, acordos e regras, improdutividade, passatempo, incerteza, prazer, esforço, e trégua.

VEJA NA ÍNTEGRA.
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JOGOS INFANTIS


" A CRIANÇAS DEVE TER PLENA OPORTUNIDADE PARA BRINCAR E SE DEDICAR A ACTIVIDADES RECREATIVAS"